Instagram dá mais controle ao usuário

Em 2019 o Instagram decidiu tirar a visualização da quantidade de curtidas nos posts.  Segundo a plataforma, a ideia era atrair mais publicação de conteúdo, em vez de estimular métricas de popularidade. Apesar de não ter confirmado na época, houve quem dissesse que a medida seria uma resposta às discussões sobre ansiedade e autoestima, visto que o número de seguidores, visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos eram vistos como medida de aceitação e popularidade. De todo modo, uns gostaram, outros não.

 

Mas agora é o usuário que decidir se gosta, ou não de ver o número de curtidas. E detalhe, ele (usuário) também decide se quer ver as curtidas na sua publicação, na de outra pessoa, ou na de ambos.

 

Não é de agora que a plataforma vem oferecendo controle para os usuários, já que possibilitou a restrição de comentários, filtros de mensagens abusivas recebidas no recurso de mensagens diretas, silenciar usuários, entre outros mecanismos.

 

Mas tem outras novidades.  O Instagram também lançou o movimento #DigitalSemPressão, com a SaferNet e a Jed Foundation, com orientações para gerar pressão online e o uso de redes sociais por adolescentes.

 

Métricas

 

A plataforma também garantirá acesso ao número de reproduções, contas alcançadas, curtidas, comentários, compartilhamentos e conteúdos salvos no formato Reels, pico de visualizações simultâneas, comentários e compartilhamentos de transmissões ao vivo. O Instagram ainda ampliará o período de coleta de dados nos perfis. Atualmente isto é feito na última semana e mês. A partir de agora incluirá as últimas duas semanas, mês anterior e os últimos 90 dias.

 

Ah, e lembre-se. A opção de ver ou não curtidas é do usuário.  Caso não queira visualizar, é possível reverter à atualização e desabilitar a opção nas configurações do perfil, ocultando novamente estes indicadores.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Somos uma agência completa, oferecendo serviços desde a comunicação tradicional até a criação de conteúdos digitais e de inbound marketing.

 

Compartilhe suas ideias.