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Sabe usar as estatísticas das redes sociais ao seu favor?

Já vamos partir do princípio que você tem uma ou mais redes sociais para divulgar a sua marca, os seus produtos e manter contato próximo com seus clientes e consumidores em potencial.

Se ainda não está nas redes sociais, saiba que todos os seus concorrentes já estão, e seus potenciais clientes indo para eles

Com o tempo você percebe que a ferramenta te passa uma série de números e estatísticas que você não sabe o que fazer ou corre o risco de achar que sabe e estar tomando um caminho completamente errado. É agora que vamos te dar uma mãozinha.

Você sabe o que são os KPIs?

São os Key Performance Index, ou Índices Chave de Performance. Tratam-se dos principais números que serão utilizados para guiar as suas estratégias, definir suas metas e servir como base para que você avalie o desempenho das suas redes sociais, dos seus posts, vídeos e interações. São os números mais importantes e você deve estar sempre de olho.

Quais são os KPIs?

O Facebook e o Instagram são redes sociais, portanto o principal intuito é estabelecer um relacionamento com clientes e potenciais consumidores. É essencial que você interaja com eles, tire suas dúvidas, ânsias e estabeleça uma relação de confiança. Por isso, o principal KPI é o Engajamento. Trata-se de toda a interação que o usuário faz em uma postagem ou na página, como comentários, reações, curtidas, compartilhamentos, plays de vídeos, envio de mensagens, etc. Se você está conseguindo um bom engajamento, sua rede social está cumprindo sua principal função. Continue assim!

Mas lembre-se de não se ater apenas à quantidade; aos número absolutos de engajamento. É muito importante estar sempre de olho na Taxa de Engajamento por Alcance, no caso do Facebook, que trata-se da porcentagem de pessoas engajadas em relação ao número de pessoas alcançadas. Já no caso do Instagram, fique de olho na Taxa de Engajamento por Seguidores, a porcentagem de pessoas engajadas em relação ao número total de seguidores.

Só assim você pode saber o quanto das pessoas que seguem a sua empresa e que visualizaram as suas postagens estão realmente interessados e interagindo com o que você está postando. É vital se esforçar ao máximo para manter esta porcentagem o mais alto possível.

Tendo isso em mente é fácil saber porque não devemos simplesmente lotar a nossa página de seguidores, sem se preocupar se estes tem o perfil de consumo de sua empresa. Você terá muitos seguidores que não tem interesse algum pelo produto ou serviço que você oferece, jogando as taxas de engajamento lá para baixo e, junto com ela, a relevância da sua rede social.

Fique longe dos sistemas de ganho/compra de seguidores! Não irão te trazer potenciais clientes, apenas pessoas aleatórias e usuários falsos que não se interessam pelo que você oferece.

Outra importante função das redes sociais é gerar conhecimento e divulgar a sua marca, os seus produtos ou serviços. Por isso o Alcance (número de pessoas que foram atingidas pelas suas postagens) é muito importante. Trata-se da quantidade total de usuários que tiveram algum contato, mesmo que apenas visual, com aquilo que você quer expor, seja uma mensagem, um evento, um produto, sua marca e etc.

Aproveite para impactar essas pessoas posteriormente provocando e estimulando interações e engajamentos para que elas criem uma relação com a sua marca.

Agora vamos ao número de seguidores, que normalmente causa uma corrida desenfreada, e se não levada com muito cuidado e estratégia, pode minar toda eficiência da sua rede social. É, sim, importante ter muito seguidores, mas é ainda mais importante que eles sejam estratégicos para você e tenham o potencial de tornarem-se reais consumidores da sua marca.

Como? Defina bem o seu público-alvo (faixa-etária, gênero, hábitos, interesses e local) e faça impulsionamentos estimulando o ganho seguidores dentro deste público. Utilize estratégias de remarketing e estimule pessoas que já foram impactadas pela a sua marca fora das redes, como em seu site, e-mail marketing e convide sempre as pessoas que demonstraram interesse e consumiram nos locais físicos a seguir as redes.

Quais outras métricas posso utilizar?

Métricas de conversões pontuais podem trazer resultados incríveis. Trace estratégias com o uso de mensagens, de stories e idas ao estabelecimento. Analise quais dessas converteram mais clientes e/ou leads. Crie landing pages e anúncios com captação de leads e trabalhe os potenciais clientes em outros canais, como e-mail, telefone e whatsapp.

Não se assuste. Pode parecer muito, mas com o tempo, um pouco de paciência e conhecimento você irá conseguir lidar corretamente com todos esses números.

A Agência Solis também está a disposição. Entre em contato, marque um café conosco, aqui na agência, e saiba qual a melhor estratégia para o seu negócio. Envie mensagem pelas nossas redes sociais, por e-mail ou ligue agora para a gente.

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