23/03/2022
Um click! Declarante do Imposto de Renda pode ajudar projetos sociais de Uberaba

Campanha de Transferência Fiscal foi lançada para conscientizar população e pode arrecadar mais de 3 milhões de reais para entidades e instituições sociais de Uberaba, apenas com um click!

 

A Agência Solis recebeu ontem (22/03), em sua sede, o Lançamento da Campanha de Transferência Fiscal do Imposto de Renda 2022.

Responsável pela criação e desenvolvimento da campanha “VOCÊ PODE AJUDAR AS CRIANÇAS E IDOSOS DE UBERABA, SEM COLOCAR A MÃO NO BOLSO”, a ideia é conscientizar o declarante de imposto de renda, que tem restituição a pagar ao governo, que ele pode transferir até 6% do total a pagar, para instituições de Uberaba. O dinheiro fica no município e ainda vai ajudar mais de 30 projetos sociais.

Idealizada pelo COMDICAU – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Uberaba e o CMDI – Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Uberaba, a campanha também conhecida como Imposto de Renda Cidadão conta com a parceria de diversas empresas e entidades de Uberaba.

"Ficamos muito felizes com presenças ilustres, representantes de entidades de classe, representantes políticos de Uberaba, conselheiros do COMDICAU e do CMDI, bem como a classe de contabilistas e imprensa. Temos a convicção de alcançar nossas metas nesse ciclo 2022 que é de aproximadamente 3 milhões em transferências fiscais aos fundos de Uberaba. É um grande desafio, mas não impossível. Trata-se de uma política local que ainda merece muita conscientização dos contribuintes e também de um esforço de comunicação e marketing. Foi isso que preparamos. Nossa régua está subindo e contamos com a colaboração de todos", ressalta William Rodrigues de Brito, Presidente do COMDICAU de Uberaba.

Representantes de instituições, empresas, entidades, sindicatos e poder público participaram do lançamento da campanha. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Uberaba, Sáthia Silva de Almeida, a expectativa é que, com a união do todos e uma corrente de divulgação, seja possível chegar ao valores almejados, dando mais tranquilidade para investir nos projetos que melhorarão a qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos uberabenses.

“A expectativa é que ultrapassemos um milhão e meio de reais, e isso é possível com a ajuda de todos. A destinação destes recursos oriundos do imposto de renda ao Fundo Municipal de apoio à política do Idoso/FUMAPI, possibilita a manutenção, bem como a ampliação de projetos que beneficiam diretamente a qualidade assistencial e de vida deste público. Atualmente, são assistidas pela SEDS com recursos próprios aproximadamente 101 idosos por meio de parcerias com ILPI.s que oferecem cuidado integral, promovendo não apenas o bem estar, mas a dignidade da pessoa idosa”, ressalta Sáthia Silva de Almeida, presidente do CMDI.

Elo importante para que a campanha decole são os contadores e contabilistas, responsáveis pela maioria das declarações que chega a Receita Federal. Como muitos declarantes não sabem que podem optar por essa transferência, sem nenhum ônus, estes profissionais devem informá-los desta opção.

Segundo Stella Cabral, contadora e tesoureira do Sindicont, a classe está ciente que pode colaborar com a campanha.

“A nível municipal o SINDICONT já apoia a campanha há algum tempo, com entidades de classe e a Receita Federal, que também abraçou esta mobilização, já fizemos alguns eventos para desmistificar a questão da transferência fiscal. Com a campanha de 2022 nossa proposta é a divulgação em massa junto aos nossos associados, incentivando mais contabilista a orientar sobre essa opção aos seus clientes. Sabemos que o contador é uma peça fundamental nesta campanha e estamos imbuídos para que ela decole”.

Fique atento!

Todo declarante do imposto de renda que faz o modelo completo da declaração do IR podem destinar até 6% do imposto devido para projetos sociais no momento da declaração, desde que sejam no máximo 3% para o fundo da criança e adolescente e 3% para o fundo dos idosos.

Quem faz a declaração no modelo simplificado não consegue contribuir por meio da declaração, mas pode colaborar na divulgação desse mecanismo.

Qualquer dúvida, procure seu contator.

 

Siga nossa rede social e saiba mais em: https://www.instagram.com/comdicauuberaba/

O passo a passo da declaração e outras informações em: https://www.agenciasolis.com.br/news.php?id=22

 

A campanha do COMDICAU e CMDI “VOCÊ PODE AJUDAR AS CRIANÇAS E IDOSOS DE UBERABA, SEM COLOCAR A MÃO NO BOLSO” conta com o apoio da Alta Genetics, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU), Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Cãmara de Dirigentes Logistas de Uberaba (CDL), Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Centro das Industrias do Vale do Rio Grande (CIGRA), Coordenadoria Regional das Promotorias de Infância e Juventude (CREDCA), Fiemg Regional Vale do Rio Grande (FIEMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), OAB Uberaba, Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), Receita Federal, SEBRAE, SESC, Sindicato dos Contabilistas de Uberaba (SINDICONT), Sindicato Rural de Uberaba (SRU), SINDICOMÉRCIO, Sociedade Civil Organizada (SCO), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) Lions Clubes de Uberaba, Rotarys Clubes de Uberaba, União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região, Agência Solis, Boca no Trombone, Foco Produtora, Francis Prado, Jornal da Manhã, Play Studio, Rádio JM, Jovem Pam FM, Supersom e Tv Integração.